terça-feira, 20 de janeiro de 2009

16:01



14:00 hs




Ansioso, ele deletou o texto incoerente que estava escrevendo e desligou o computador. Há alguns minutos que prestava mais atenção ao relógio do que ao trabalho.


Arrumou os papéis, desocupou a mesa e tirou a mochila do armário, no final da sala, embaixo da escada. Apalpou o bolso direito, sentiu que o celular estava lá, colocou a mochila nas costas, mal de despediu das outras duas pessoas que estavam na sala e saiu.


No corredor para o elevador, parou em frente ao relógio do ponto, tirou o cartão da mochila e marcou o horário de saída.




14:02




Manteve o cartão na mão direita, chegou nos elevadores e apertou todos os botões de descer, quase que freneticamente. Ainda tinha muito o que fazer antes das três horas, ou pelo menos o que pensar.


Desceu no térreo, aproximou o cartão da catraca eletrônica e virou à esquerda para sair do prédio. Na calçada virou à esquerda e foi para o Mcdonald's almoçar.




Resmungou silenciosamente ao ver a fila. Será que ninguém tem vergonha na cara pra comer uma comida saudável ?




14:15




Finalmente conseguiu se sentar para comer o lanche. Assim como vinha fazendo desde a noite anterior, repassou mentalmente tudo o que faria no encontro de logo mais.




A gente vai pro cinema, dependendo de como for eu compro pipoca e refrigerante. Será que eu pago o ingresso dela ? Ia deixar muito na cara... Bom, a gente se senta, eu puxo alguma conversa.. Será que vou perceber se ela der algum sinal ? Ela sabe que se eu chamei pro cinema.. só nós dois... mas ela pode achar que é só coisa de amigos. Droga. Mas não é óbvio que ''só amigos'' não vão pro cinema ? Se eu tentar beijá-la e ela recuar?! Putz... vai ser horrível.. é melhor não tentar... depois o clima vai ficar péssimo. E se ela estiver esperando que eu tente o beijo e eu não tentar ?!... Pode ser pior ainda... ou não... Droga. Talvez teria sido melhor eu ter falado antes que gosto dela, assim se ela aceitasse ir no cinema já era confirmado que também gosta de mim. Mas eu já dei tantas indiretas.. não é possível que ela não percebeu...





14:45


Entre pensamentos ansiosos e mordidas vorazes no lanche recheado de mostarda, ele decidiu encerrar o almoço e escovar os dentes.


Escovar os dentes era algo crucial, e pra garantir que não esqueceria, ele escreveu na mão esquerda, na noite anterior. Escovar.


Saiu da lanchonete e foi para o local marcado para o encontro. Ela também trabalhava na mesma avenida, no prédio em frente, e saía às 15:00. Eles assistiriam o filme das 16:00 no cinema que ficava na outra ponta da avenida



15:10


Dez minutos. Ela deve tá saindo...


Para esconder o nervosismo e a ansiedade, ele ligou o iPod, deslizou um pouco no banco, esticou as pernas e ficou sentado fingindo estar ouvindo músicas, descontraído, como quem mal se lembrava do encontro.


Secava as palmas das mãos na camisa, porque suava muito. Olhava muito para baixo, mas saberia se alguém se aproximasse. Estava atento aos pares de pernas que passavam para todos os lados.


Sentiu alguém chegando, e logo percebeu que não era quem ele esperava.


'' E ae cara, beleza ? ''


Era um amigo da faculdade. Meio desconcertado, temendo a chegada de quem ele esperava enquanto o amigo estava ali, ele respondeu.


'' Opa, tudo certo. Tá de passagem ? ''


O amigo parecia querer alongar a conversa, o que o desesperou.


'' Que nada, to por aí, sem nada pra fazer. Ta afim de fazer alguma coisa ? ''


Rapidamente ele pensou numa saída.


'' Putz, nem vai dar cara. Preciso resolver uns problemas no banco. ''


Eles se despediram, o amigo foi embora, ele fingiu também estar saindo e depois de alguns passos voltou ao local de espera.


15:30


Vinte minutos e nada.


Ele tirou o celular do bolso. Nenhuma ligação perdida, nenhuma mensagem. Pelo menos ela não tinha cancelado o encontro. Ou nem teve a consideração de avisar.


A tarde de janeiro era quente e úmida, e subitamente ficou escura. Parecia noite. Ventos fortes. Tempestade à vista. Isso o preocupava muito; poderia ser motivo para o cancelamento do cinema. A chuva veio, forte e acompanhada por muito vento. Os guarda-chuvas se multiplicaram pelas calçadas. Ele olhou no relógio.


15:35


Bom, só começou a chover agora; então a chuva não pode ser motivo para ela não vir.


Ela já deveria ter chegado. As pessoas corriam para os locais cobertos; como ele já imaginava a possibilidade da chuva, o encontro foi marcado num local bem coberto. E que ficou cheio de desavisados que insistiam em não sair de casa com guarda-chuvas em pleno mês de janeiro.


Ele desistiu de assumir a postura relaxada; ficou de pé, desviando das pessoas que se acumulavam, procurando ela entre aqueles estranhos.


15:50


A chuva parou tão repentinamente como começou, e o sol já rompia entre as nuvens que se distanciavam.


Dez minutos pro filme, cadê ela ? Nenhuma ligação perdida, nehuma mensagem.


Checou o celular de novo. Nada. As pessoas já haviam desocupado o espaço, ele estava sentado como antes.


Ansioso, esperava.


Esperava...


16:01


Ela apareceu como uma visão, ele quase a perdeu de vista. Ela andava com pressa, passaria direto pelo local de encontro se ele não gritasse para ela parar.


'' Ei, aqui ! ''


Ela ouvir o chamado, diminuiu o passo e olho, meio que surpresa.


Ele se aproximou, porque ela continuava andando.


Ela parecia apressada.


'' Oi, tudo bem? Essa chuva me atrapalhou, combinei de dar umas dicas pra uma amiga minha que tem uma entrevista de emprego hoje. ''


Ele ficou completamente atordoado, confuso. Como assim? Será que ela cancelou o encontro e eu não me lembro ? Não pode ser, eu não to louco. É certeza, o combinado era hoje. Certeza absoluta, ela não cancelou. Mas ela tá de passagem... será que esqueceu ?


Ele não encontrou palavras, diante da completa ignorância dela sobre o encontro. Ficou mudo, apenas balançava a cabeça.


Mas ela sabia do encontro, ele percebeu isso quando ela perguntou se ele estava esperando há muito tempo. E isso o deixou ainda mais confuso, e também triste. Ela perguntou desde que horas ele estava lá; ele continuou apenas balançando a cabeça.


Os dois continuavam caminhando, ele tentando acompanhar os passos dela. Até que se despediram, porque ela tinha que ir ajudar a amiga. Ele ficou parado, olhando ela se distanciar.


16:05

2 comentários:

  1. "Desceu no térreo, aproximou o cartão da catraca eletrônica e virou à esquerda para sair do prédio. Na calçada virou à esquerda e foi para o Mcdonald's almoçar."

    acho que sei onde é isso!! heuheauhae

    gostei do texto! uma boa descrição de um primeiro encontro... cheio de detalhes...

    pena que não deu certo, né?! >.<

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa escrita! Gostei de tudo por aki, vou voltar mais vezes!

    ResponderExcluir